Disciplinas

Disciplinas ofertadas no curso matutino/noturno – PPC 2014

Disciplinas com suas ementas descritas. Ao clicar no nome de cada, será redirecionado para  pasta com arquivos trabalhados na mesma.

 Geologia geral

Princípios de Geologia. História geológica da Terra. Estrutura e composição da Terra. Tectônica de placas. Estruturas em rochas e suas relações com a Tectônica. Minerais e rochas. Geologia do Brasil no contexto da Plataforma Sul-Americana. Prática de observação de campo. Prática pedagógica como componente curricular em região significativa à temática


Matemática B

Operações com números reais. Equação de 1° e 2º grau. Grandezas proporcionais. Juro simples. Equação exponencial e logarítmica. Juro composto. Função: constante, polinomial de 1° e 2° grau, exponencial e logarítmica. Noções de geometria. Noções de trigonometria


Geografia da população

Evolução dos estudos de Geografia da População. Elementos da dinâmica demográfica: natalidade, mortalidade e migração. Espacialidade dos fenômenos de população. População, trabalho, cidadania e qualidade de vida. Indicadores demográficos. Prática pedagógica como componente curricular.


Produção textual acadêmica

Língua, linguagem e sociedade. Leitura e produção de textos. Mecanismos de textualização e de argumentação dos gêneros acadêmicos: resumo, resenha, handout, seminário. Estrutura geral e função sociodiscursiva do artigo científico. Tópicos de revisão textual.


Iniciação à prática científica

A instituição Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Ciência e tipos de conhecimento. Método científico.  Metodologia científica. Ética na prática científica. Constituição de campos e construção do saber. Emergência da noção de ciência. O estatuto de cientificidade e suas problematizações.


História do pensamento geográfico

Introdução à Geografia: estudos da natureza e da sociedade. A construção dos saberes geográficos: geografias vernaculares e o pensamento geográfico no Renascimento e no Iluminismo. Geografia Moderna e a constituição das escolas geográficas. A Geografia Brasileira: das crônicas e viajantes à multiplicidade contemporânea. Prática pedagógica como componente curricular.


Cartografia sistemática

Conceitos, definições e objetivos da Cartografia. História da Cartografia. Orientação cartográfica. Princípios de geodésia. Sistema de coordenadas geográficas e UTM. Escala cartográfica. Escalas geográficas: conceito, objetivo e aplicações. Sistema Cartográfico Nacional. Planimetria e altimetria. Cartometria. Sistema global de posicionamento por satélite. Práticas de observação e análises cartográficas em campo. Práticas pedagógicas como componentes curriculares

Geografia Cultural

Trajetórias da Geografia Cultural. Dimensões culturais do espaço: paisagens, temporalidades e espacialidades. Prática pedagógica como componente curricular. Prática de observação de campo em região significativa à temática.


Introdução ao Pensamento Social

Cultura e processos sociais: senso comum e desnaturalização. Fundamentos do pensamento sociológico, antropológico e político clássico e contemporâneo.


Climatologia

Climatologia e meteorologia. Estrutura e composição da atmosfera. Elementos e fatores climáticos. Massas de ar e circulação atmosférica. Estação e instrumental meteorológico. Noções de climatologia do Brasil. Mudanças e variações climáticas. Pratica de observação de campo. Pratica pedagógica como componente curricular em região significativa à temática.


Geografia Econômica

Fundamentos da Geografia Econômica. Regimes de acumulação. Processos de internacionalização da economia e do território. Globalização e atividade econômica. Circuitos espaciais da produção e círculos de cooperação. Dinâmica locacional das empresas/instituições e especialização produtiva dos lugares. Economia e Espaço Urbano Prática pedagógica como componente curricular. Prática de observação de campo em região significativa à temática.


Estatística Básica

Noções básicas de Estatística. Séries e gráficos estatísticos. Distribuições de frequências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Medidas separatrizes. Análise de Assimetria. Noções de probabilidade e inferência.


Iniciação à Prática Científica

A instituição Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Ciência e tipos de conhecimento. Método científico.  Metodologia científica. Ética na prática científica. Constituição de campos e construção do saber. Emergência da noção de ciência. O estatuto de cientificidade e suas problematizações.


Cartografia Temática

Fundamentos de Cartografia Temática. Correntes teóricas da Cartografia. Variáveis visuais para representação cartográfica. Métodos de representação temática. Aplicações da Cartografia Temática no ensino e pesquisa geográficos. Interpretação e elaboração de mapas temáticos. Práticas pedagógicas como componentes curriculares.


Sensoriamento Remoto

Conceitos básicos do sensoriamento remoto. Princípios físicos do sensoriamento remoto. Sistemas sensores. Comportamento digital de alvos. Fotogrametria e fotointerpretação. Processamento digital de imagens aéreas. Aplicações do sensoriamento remoto. Uso de imagens aéreas no ensino de Geografia. Prática de observação de campo. Prática pedagógica como componente curricular


Geografia Urbana

O processo de urbanização; urbanização e cidades; a urbanização brasileira. Prática pedagógica como componente curricular. Práticas de observação de campo em região significativa à temática.


Geografia Rural

Perspectivas teórico-metodológicas da geografia rural. Trajetórias do espaço rural brasileiro. Dimensões socioambientais do espaço rural. Modernização da agricultura. Novos usos e funções do rural. Movimentos sociais no campo. Juventude e gênero. Prática pedagógica como componente curricular. Prática de observação de campo em região significativa à temática.


Geografia dos Solos

O solo enquanto recurso natural. Pedogênese e fatores de formação do solo. Inter-relações entre morfogênese e pedogênese. Processos pedogenéticos. Constituintes do solo. Química e física do solo. Classificação e distribuição das principais classes pedológicas no Brasil. Erosão e fatores associados. Conservação do solo. Prática como componente curricular em região significativa à temática


Didática Geral

1.História da didática. A importância da didática. 2. A escola, o aluno, o professor e o trabalho docente. 3. Planejamento de ensino e currículo escolar. 4. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 5. Relação professor-aluno. 6. A ética em sala de aula


Geografia Política

Geografia Política e Geopolítica no Brasil e no mundo. Espaço, território e poder. Limites e fronteiras. Geografia Política e formação dos Estados Nacionais. Nação e nacionalismo. Práticas pedagógicas como componente curricular. Práticas de observação de campo em regiões significativas à temática.


Regiões e Redes

Região e regionalização: trajetórias e perspectivas teórico-metodológicas. Redes, conceitos e usos. Dinâmicas das redes sociotécnicas. Região, redes e formação territorial. Fenômenos, relações e processos inerentes à diferenciação e à integração espacial. Prática pedagógica como componente curricular. Prática de observação de campo em regiões significativas à temática.


Introdução à Filosofia

A natureza e especificidade do discurso filosófico e sua relação com outros campos do conhecimento; principais correntes do pensamento filosófico; Fundamentos filosóficos da Modernidade. Tópicos de Ética e de Epistemologia.


Geomorfologia

Princípios e definições. Fatores endógenos e exógenos na estruturação e esculturação das formas de relevo. Vertentes e processos geomorfológicos. Ação antrópica como agente morfogenético. Principais teorias de evolução do relevo. Prática de observação de campo em região significativa à temática. Prática pedagógica como componente curricular.


Didática em Geografia

Os objetivos e os processos de ensino-aprendizagem na perspectiva de uma educação geográfica. Os conceitos, categorias, metodologias, tecnologias e recursos à análise espacial no ensino. O currículo, as múltiplas linguagens, a avaliação e o uso do livro didático no ensino de Geografia. Papel do professor-educador e a relação professor-aluno: interação, mediação e interdisciplinaridade


Política Educacional e legislação do ensino no Brasil

1.Estado e políticas educacionais. 2. O Estado brasileiro e a política educacional: aspectos gerais. 3. A Educação enquanto política de corte social. 4. Políticas educacionais no Brasil, marcos históricos: a Educação até o período de industrialização, a organização da Educação no período desenvolvimentista e as reformas a partir da década de 1990. 5. Bases legais e a organização atual da Educação Básica no Brasil. 6.Políticas de financiamento da Educação


Fundamentos da Educação

  1. Relações entre sociedade, cultura e educação. 2. Modernidade e Educação: Igualdade, Democracia e Emancipação. 4. Conhecimento e formação humana: Reconhecimento, Alteridade e Identidade. 5. A Instituição escolar na atualidade e políticas de formação docente.

Epistemologia da Geografia

A Geografia e a Ciência: as correntes do conhecimento e seu significado epistemológico nas diferentes abordagens da ciência geográfica. Categorias e conceitos geográficos. Teorias do Espaço Geográfico. Prática pedagógica como componente curricular.


Libras

Visão contemporânea da inclusão e da educação especial na área da surdez. 2. Cultura e identidade da pessoa surda. 3. Tecnologias voltadas para a surdez. 4. História da linguagem de movimentos e gestos. 4. Breve introdução aos aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. 5. Características básicas da fonologia de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais. 5. O alfabeto: expressões manuais e não manuais. 6. Sistematização e operacionalização do léxico. 7. Morfologia, sintaxe, semântica e pragmática da Libras; 8. Diálogo e conversação. 9. Didática para o ensino de Libras.


Estágio I

Análise dos processos da inserção enquanto disciplina escolar e os pressupostos teóricos e epistemológicos dos conhecimentos geográficos no Ensino Fundamental. Reflexão acerca dos quadros curriculares e programas de Geografia na rede pública e privada do Ensino Fundamental. Alcance do domínio dos conteúdos e das metodologias que envolvem o ensino de Geografia. Observação de atividades didático-pedagógicas


Biogeografia

Biogeografia: conceitos e subdivisão. Campo e tendências atuais da Biogeografia. Princípios biogeográficos. A biosfera e as relações de interdependência. Distribuição dos seres vivos e fatores responsáveis. Os grandes biomas e biocenoses terrestres e sua distribuição espacial no globo e no Brasil. Princípios de taxonomia animal e vegetal. Zonas biogeográficas. Prática de observação de campo. Prática como componente curricular em região significativa à temática.


Teorias da Aprendizagem e do desenvolvimento humano

1.Aprendizagem como fator de desenvolvimento humano e de construção do conhecimento. 2. Teorias mecanicistas e mentalistas da aprendizagem e suas implicações na prática pedagógica (inatismo e comportamentalismo). 4. Aprendizagem como reestruturação cognitiva. 5. Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo como resultado de interações sociais. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem 6. Processos psicológicos e a organização de processos pedagógicos de aprendizagem escolar.


História da Fronteira Sul

Construção dos sentidos históricos. Noções de Identidade e de Fronteira. Invenção das tradições. Processos de povoamento, despovoamento e colonização. Conflitos econômicos e políticos. Choques culturais no processo de colonização. Questão indígena, cabocla e afrodescendente.


Estágio II

Elaboração de propostas de trabalho pedagógico em Geografia no ensino fundamental. Análise, organização e utilização de procedimentos e recursos didáticos empregados nas práticas do ensino fundamental. O exercício da prática docente em escolas de ensino fundamental.


Geografia do Brasil

A formação histórico-geográfica do território nacional. Os meios geográficos (natural, técnico, técnico-científico-informacional). O espaço natural e a dinâmica da natureza no Brasil. Os domínios morfoclimáticos brasileiros. A apropriação e exploração dos recursos naturais. A questão ambiental no Brasil. Prática de observação de campo em região significativa à temática. Prática pedagógica como componente curricular.


Geografia de Santa Catarina

Dinâmica do meio natural. Formação histórico-geográfica. Dimensões sociais, culturais, econômicas e ambientais dos espaços rurais e urbanos. A questão ambiental em Santa Catarina. Prática pedagógica como componente curricular. Prática de observação de campo em regiões significativas à temática.


Estágio III

Análise dos processos da inserção enquanto disciplina escolar e os pressupostos teóricos e epistemológicos dos conhecimentos geográficos no Ensino Médio. Reflexão acerca dos quadros curriculares e programas de Geografia na rede pública e privada do Ensino Médio. Alcance do domínio dos conteúdos e metodologias que envolvem o ensino de Geografia. Observação de atividades didático-pedagógicas.


TCC I

Planejamento e elaboração de projeto de pesquisa. Tema, objeto e objetivo da pesquisa. Problematização e hipótese. Justificativa. Fundamentação teórica e revisão de literatura. Métodos de pesquisa. Técnica. Resultados e discussão. Conclusão da pesquisa. Referências bibliográficas. Cronograma.


Organização do Espaço Mundial

A multi-regionalização do globo terrestre e os problemas mundiais contemporâneos. Organizações, instituições e relações internacionais. Formação, situação atual e tendências da organização do espaço mundial. Prática como componente curricular.


TCC II

Permitir o desenvolvimento dos requisitos necessários para a prática da pesquisa científica mediante a elaboração de um trabalho de caráter monográfico, que deverá ser avaliado por uma banca de professores


Estágio IV

Elaboração de propostas de trabalho pedagógico em Geografia no ensino médio. Análise, organização e utilização de procedimentos e recursos didáticos empregados nas práticas do ensino médio. O exercício da prática docente em escolas de ensino fundamental.


Hidrogeografia

A água na natureza. Ciclo hidrológico. Processos hidrológicos: precipitação, evaporação/evapotranspiração, interceptação, infiltração e escoamento. Bacias hidrográficas. Rios e processos fluviais. Águas subterrâneas. Gestão e gerenciamento de recursos hídricos. Usos da água. Recursos hídricos e impactos socioambientais. Prática de observação de campo em região significativa à temática. Prática como componente curricular.


Geografia Socioambiental

As diferentes formas de apropriação do ambiente natural e sua transformação em espaço social. Inter-relações entre os aspectos físicos e humanos do espaço. Os marcos teóricos no tratamento da questão ambiental. Desafios e possibilidades: riscos socioambientais, políticas ambientais e perspectivas acerca do desenvolvimento.







Componetes Curriculares Optativos


Geografia da América Latina

Leituras do território latino-americano. Formação socioespacial do território latinoamericano.  As questões geopolíticas, culturais e socioambientais.


Ordem Espacial e Economia Política do Território

Economia política e uso do território. Divisão territorial do trabalho e o espaço brasileiro. Uso corporativo do território e a lógica territorial das empresas. Guerra entre os lugares. Especializações produtivas e alienação do território. Questões de planejamento e economia política da cidade. Crises financeiras e implicações territoriais.


Ordenamento e Gestão Territorial

Poder, ordenamento e gestão territorial. A atuação do Estado, das grandes corporações e da sociedade civil como agentes na organização e gestão territorial. O urbano, o rural e o ambiental no planejamento territorial. Políticas de desenvolvimento territorial. Práticas de observação de campo.


Planejamento Urbano e regional

Geografia e Planejamento. Planejamento: escalas, objetivos, fundamentos e modalidades. Instrumentos de planejamento e gestão da política urbana. Região, Regionalização e planejamento. Planejamento: democracia, desenvolvimento e cidadania. Planejamento urbano e regional no Brasil. Práticas de observação de campo


Geomorfologia Ambiental

Definições e aplicações dos estudos do relevo. Geomorfologia em áreas urbanas e rurais: as  influências antrópicas e naturais. Áreas de risco e desastres naturais. Gestão de áreas degradadas por processos erosivos.


Planejamento Ambiental

A Geografia e o planejamento: atuação do geógrafo no diagnóstico e gestão ambiental. Planejamento ambiental e desenvolvimento sustentável. Metodologias de estudo de impacto ambiental: objetos, objetivos e critérios de análise e avaliação: meio físico, biótico e socioeconômico. Legislação sobre EIA/RIMA e laudos técnicos. Meios de gestão, manejo e conservação dos recursos ambientais. Licenciamento, auditoria e monitoramento. Práticas de observação de campo em região significativa à temática.


Geografia Histórica

O espaço geográfico no passado. Espacialidades e temporalidades humanas. Construções da paisagem.


Estudo temáticos em geografia I

Conteúdo Variável. O programa da disciplina deverá estar voltado para as questões de Geografia, suas fundamentações teórico-metodológicas técnicas de pesquisa, novas tendências e perspectivas.


Estudos temáticos em geografia II

Conteúdo Variável. O programa da disciplina deverá estar voltado para as questões de Geografia, suas fundamentações teórico-metodológicas técnicas de pesquisa, novas tendências e perspectivas.


Geografia da Saúde

Espaço e saúde. Geografia Médica e Geografia da Saúde. Análise geográfica da relação entre saúde e problemas ambientais, sociais e econômicos. Políticas públicas e saúde ambiental. Mapeamento em Geografia da Saúde.


Trabalho de Campo

O espaço geográfico: localização, observação, descrição e análise do espaço. Aplicação de conhecimentos geográficos. Etapas de preparação do Trabalho de Campo. Elaboração de relatório. O trabalho como prática pedagógica para o ensino da Geografia.


Espaços Rurais

Entender os processos geográficos da formação do espaço rural. Analisar as mudanças que vêm ocorrendo nas relações cidade-campo. Compreender o desenvolvimento rural no contexto   da   descentralização   das   políticas   públicas. Instrumentalizar o futuro professor na elaboração de estratégias didático-pedagógicas do ensino dos processos geográficos rurais no ensino básico.


Espaços urbanos

Analisar os agentes que produzem e transformam as cidades e que influem nas atuais dinâmicas de estruturação interna do espaço urbano, concentração, centralização, localização e organização urbana. Reconhecer as implicações de novas formas da ordem mundial na cidade: globalização, financeirização, emergência de novas tecnologias, integração e formação de mercados, e as mudanças no trabalho e no emprego. Identificar os principais elementos inerentes ao estatuto da cidade para o processo de planejamento do espaço urbano. Instrumentalizar o futuro professor na elaboração de estratégias didáticopedagógicas do ensino dos processos geográficos urbanos no ensino básico.


Geografia do Turismo

Relação Geografia e Turismo: aspectos conceituais, teóricos e metodológicos. Turismo e organização espacial. Potencialidades geográficas do meio para o desenvolvimento da atividade turística. Abordagens da Geografia do Turismo no Brasil.


Hidrologia e climatologia urbana

Hidrologia urbana. Ciclo hidrológico em áreas urbanas. Enchentes e inundações. Climatologia urbana. Microclimas urbanos. Ilhas de calor e frescor. Inversão térmica. Poluição atmosférica. Métodos e técnicas de estudo.


Desigualdades Socioespaciais

O desenvolvimento geográfico desigual nas escalas de análise geográfica. Urbanização e desigualdades socioespaciais. Indicadores para análise da desigualdade socioespacial. Prática pedagógica como componente curricular.


Cartografia social e aplicada

Cartografia digital aplicada à Geografia: fundamentos da Cartografia Digital; construção de mapas em Sistema de Informações Geográficas; elementos para realização de análise espacial a partir de mapas digitais; uso didático de aplicativos e representações cartográficas digitais. Dimensões simbólicas do uso das representações cartográficas: mapas como representações sociopolíticas e culturais; os mapas mentais. Fundamentos da Educação Cartográfica: processo de alfabetização cartográfica; diferentes linguagens e produtos cartográficos utilizáveis na educação básica; Cartografia e livro didático. Práticas pedagógicas como componentes curriculares.